Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Conferência estipula a meta de criar conselhos da mulher em 47 cidades

Realizada no auditório da Unipar de Cascavel, a 3ª Conferência Intermunicipal de Políticas Para as Mulheres da Região Oeste do Paraná estipulou ousadas metas para garantir a equidade de gênero na região Oeste do Paraná. O evento foi promovido pela Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e teve como objetivo discutir o tema em todos os âmbitos, com seus avanços e desafios. Representantes de mais de 47 municípios participaram da conferência. “Agora, as demandas e ideias levantadas aqui serão apresentadas na conferência estadual e depois nacional”, disse a presidente da comissão organizadora do evento, Franciane Martins Micheletto. 
Mulheres de 47 municípios participaram do evento
Estiveram presentes ao evento, promovido sexta-feira (25), autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Micheletto (PSDB), o deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC), e a secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula entre outras. 
O evento foi dividido em quatro eixos, onde cada um deles apresentou quatro propostas que serão encaminhadas à conferência estadual. São eles: eixo 1: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; eixo 2: estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; eixo 3: sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações e, por fim, o eixo 4: sistema Estadual de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações. 
Dentre os principais assuntos levantados pelos participantes estiveram a criação de conselhos municipais dos direitos da mulher em todos os municípios e a regionalização dos serviços de acolhimento de mulheres que sofreram algum tipo de violência, já que hoje este serviço fica muito centralizado em grandes cidades. “Foi um grande momento de reflexão e aprendizado”, resumiu a presidente da comissão organizadora. (Matéria produzida pela assessoria do evento)

PMDB perde nove prefeitos para o PSDB

PMDB que comanda cerca de 60 prefeituras paranaenses perdeu 15% dos seus prefeitos para o PSDB, partido do governador Beto Richa. Na cerimônia de filiação de novas lideranças ocorrida na quinta-feira da semana passada em Cascavel, no Oeste, dos 32 prefeitos que migraram para o ninho tucano, nove são do PMDB. A solenidade de filiação teve a participação do senador Aécio Neves, presidente nacional do partido. O PSDB anunciou que no total seriam 34 novos prefeitos filiados, mas na lista envida à redação pelo diretório estadual do partido aparecem 32 nomes.
Aécio Neves visitou Cascavel na semana passada
Entre os prefeitos que deixaram o PMDB está o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Micheletto, que é de Assis Chateaubriand. Também deixaram o partido os prefeitos José Adão Lourenço (Ariranha do Ivaí), Donizete Lemos (Iracema do Oeste), Luiz Carlos Gil (Ivaiporã), Neuza Pessuti (Jardim Alegre), Reinaldo Krachinski (Quarto Centenário), Arlei de Biazzi (São Tomé), Natal Nunes Maciel (São Pedro do Iguaçu) e José Domingos Poera (Janiópolis).
Para o governador Beto Richa, o partido mostrou que tem força e propostas e está se preparando para as eleições de 2016, que serão prévias de 2018, na avaliação dele. Ele disse que com as filiações os tucanos passam a comandar 108 prefeituras no Estado. O senador Aécio Neves afirmou que as filiações demonstram que o PSDB é a “principal alternativa para encerrar este ciclo perverso do governo do PT, que desmoralizou o Brasil”.
Para o deputado estadual Nereu Moura, vice-presidente do diretório estadual do PMDB, o que houve foi uma “compra” promovida pelo governador em troca de mais recursos do Estado para os municípios. Ele minimizou o impacto da perda e disse que dos nove prefeitos seis não concorrem à reeleição no ano que vem.
Para Moura, a baixa foi pequena não significa perda política para o partido diante da forte investida que os tucanos liderados pelo governador Beto Richa fizeram ao partido. “Pelo esforço que o governo fez foi um fracasso total”, avaliou o parlamentar.
O PP foi o segundo partido que mais perdeu prefeito para os tucanos – foram sete no total. O PSDB trouxe ainda para seu ninho prefeitos do PSB, PSD, PTdoB, PTC, PPS, PRTB,PTB, PR e PDT. O prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT) participou do evento e foi chamado pelo senador Aécio Neves de “um quase tucano”. 

VEJA QUEM SÃO OS NOVOS TUCANOS
1. Jocimar Hoffman - Quedas do Iguaçu
2. José Adão Lourenço - Ariranha do Ivaí
3.  Edimar de Freitas - Barra do Jacare
4. Everson Antônio Konjunski - Cantagalo
5.  Ângela Maria Moreira Kraus- Farol
6. Valdir Garcia-Figueira
7. Neri Quatrin - Foz do Jordão
8. Donizete Lemos- Iracema do Oeste
9. Luiz Carlos Gil- Ivaiporã
10. Dejair Valério- Jandaia do Sul
11. José Domingos  Poeira - Janiopolis
12. Neusa Pessuti - Jardim Alegre
13. Bento Batista da Silva - Juranda
14. Washington Luiz da Silva- Kaloré
15. Celso Barbosa- Lidianópolis
16. Manoel Salvador- Arapuã
17. Marcel Micheletto - Assis Chateaubriand
18. Marlon Castro Pavesi Pini - Marumbi
19. Ricardo Endrigo - Medianeira
20. Heloisa Ivaszek Jensen - Nova Tebas
21. Mauro Feliz dos Santos - Paula Freitas
22. Adelmo Luiz Klosowski- Prudentópolis
23. Reinaldo Krachinski - Quarto Centenário
24. Dartagnan Calixto Fraiz - Ribeirão do Pinhal
25. Marília Bento Gonçalves- Roncador
26. Natal Nunes Maciel- São Pedro do Iguaçu
27.  Amarildo Rigolin- Santa Tereza do Oeste
28. Arlei de Biazzi- São Tomé
29. Altair Donizete de Pádua- Terra Roxa
30. Luiz Antônio Kraus- Tuneiras do Oeste
31. Athayde Ferreira Júnior- Wenceslau Braz
32. Marcel Mendes dos Santos- Mato Rico
33. Rogério Benin - Honório Serpa

domingo, 27 de setembro de 2015

Espigão Azul recebe revitalização de escola

A comunidade do Distrito de Espigão Azul recebeu na última sexta-feira, oficialmente, as obras de reforma e de ampliação da Escola Municipal de Campo José de Alencar, que conta atualmente com 39 alunos. A nova estrutura oferece aos estudantes maior conforto e condições de ensino-aprendizagem próximo à realidade familiar e comunitária.
Escola de Campo José Alencar: Revitalizada
“Estamos investindo na estrutura, que era antiga, para que nossos alunos tenham melhores condições de aprender aqui mesmo, onde vivem. Isso evita grandes deslocamentos e garante que o aprendizado esteja de acordo com a realidade da criança. É mais um investimento do Município na Educação, que é uma das nossas grandes prioridades”, enfatizou o prefeito Edgar Bueno, que recebeu para o ato o deputado estadual André Bueno, o vereador Vanderlei Augusto da Silva, diversos secretários e líderes da comunidade.
O prédio recebeu ampliação de 39,05 metros quadrados. Foi construída uma nova cozinha, banheiros adaptados, despensa e lavanderia. A escola também conta agora com abrigo de resíduos e central de GLP, totalizando mais 7,4 metros quadrados.
O antigo prédio, de 264,18 metros quadrados, foi totalmente reformado. Foi feita a troca de revestimentos, metais e louças dos banheiros; reforma da área administrativa e salas de aula e biblioteca com a troca dos revestimentos de pisos e paredes, substituição das luminárias, tudo de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária, além de troca dos forros de madeira por PVC, substituição de alambrados e implantação de acessibilidade. A escola também ganhou uma fachada mais moderna; pintura geral de paredes e esquadrias e aplicação de lastro de brita nas áreas externas.
O valor total aplicado na obra foi de R$ 144.416,05, com recursos próprios do Município. Investimento que melhora as condições de trabalho e ensino. “Era uma necessidade antiga, que a comunidade vinha solicitando e que dinamiza o trabalho dos professores e melhora o desempenho dos alunos. Para nós é um orgulho poder entregar mais uma obra em escola”, avaliou o secretário de Educação, Valdecir Nath.
Para a diretora da escola, Edimeire Coutinho Wild, com as mudanças a realidade agora é outra. “Hoje os alunos e também os professores têm novo ânimo. Precisávamos de ar condicionado e, com a implantação, agora ninguém mais sofre com o calor aqui. Ficou tudo mais organizado, seguro e agradável”.